sexta-feira, setembro 8

Implosão do sentido da comunicação




Estamos num mundo composto por cada vez mais informação e cada vez menos sentido. Daqui decorrem três hipóteses.
  • A saber:
1. A informação produz um sentido mas não consegue compensar a perda brutal de significado nos vários domínios.
2. A informação não tem nenhuma relação com o significado, apenas tem um conteúdo instrumental.
3. Ou existe correlação entre aqueles dois termos, já que a informação que recebemos é destruidora e neutraliza o sentido e o significado.
Por aqui podemos verificar que muito do que vemos no nosso mundo exterior, seja de Portugal, da Europa ou mundo perde sentido pela acção directa e pelo efeito dissolvente resultante da entrada em jogo da variável INFORMAÇÃO. Mas aqui põe-se um problema: de que informação se trata? A dos meios clássicos emitidos pelas televisões e jornais ou as informações, opiniões e análises e pronunciamentos "fabricados" na blogosfera?

Tenhamos ou não certezas, somos todos cúmplices deste processo, deste mito, deste milagre do século XXI, alfa e ómega da vida de todos nós em modernidade. Mas o mais grave é quando pensamos que o sítio onde a informação produz um sentido para as coisas, atribuindo-lhes um significado, na realidade é o oposto que sucede. Aqui ficamos sem referências, desarmados...

Como interpretar a atenção obsessiva que os media dão, por exemplo, a alguém que é visto pelo país inteiro como alguém indiciado de corrupção no futebol profissional, o sr. Valentim Lourero, e ainda assim continua a ser vedeta televisiva???

quarta-feira, setembro 6

Denúncia de comadres na blogosfera


O Armadilhas para Ursos Conformistas - que já é um espaço com muita reflexão sobre a sociedade nacional e internacional, além de sagaz e hiper-criativo, vem hoje denunciar - na linha de outros testemunhos, a endogamia blogosférica entre uma certa direita que parece andar na cama todos os dias uns com os outros nessa mesquinha e sabuja república de citações. Nós por aqui também entendemos que mais vale comentário zero e escrever com conteúdo e convicção do que comentário-100 só para agradar e acumular links no ranking dos tolos. Na blogosfera, pelo que aqui vamos vendo, parece até que já há inúmeros bloggers a dar o seu mergulho no Tejo..., apesar das presidenciais ainda virem longe, muito longe...

Idolatria na blogosfera




Uma reflexão tão oportuna quanto interessante no Macroscópio que nos deve interpelar e fazer reflectir a todos. Hoje, já não compensa ser "sabujo" e bajulador: as desvantagens para alma e até materiais, psicológicas e sociais são muito superiores às vantagens. E quanto aos links concordamos com o Cão e o Pedro Silva do Armadilha para Ursos Conformistas - um título para um blog verdadeiramente original, pena é que vida fora façamos todos um pouco esse papel. Chamamos, de passagem, a atenção para o artigo - do mesmo blog - sobre o PS, o PCP, as Farc e os blogues socialistas.. e o sequestro de Ingrid Bettencourt, que originou toda a discussão.
  • Deixamos aqui alguns desses fragmentos:
Alguns excertos:
1
" ...mas o que procuro salientar é o facto de há dias o sr. Miguel Esteves Cardoso - que para mim é um simples jornalista e escritor que granjeou sucesso graças às broncas do Independente - (se então escrevesse noutro pasquim seria hoje mais um "silva" entre milhares de outros que pululam na cidade), - ter lançado o seu blog. Viu-o por mero acaso, sei que fez duas ou três postas e depois creio ter fechada a tasca. Mas nem o homem teve tempo de demonstrar o que valia como blogger e logo um conjunto de ladies carentes - e outros dependentes de referência maiores - se apressaram a linkar o ex-jornalista ..."
2
"...e a multidão de idolatras que o linkou - supondo estar a fazer serviço público ou um serviço relevante à humanidade, ficou a chuchar no dedo, e hoje, alguma dessa gente ainda lá mantém o nome do defunto como se fosse um objecto de culto onde vão rezar 5 vezes ao dia. Certa blogosfera - confesso - é mesmo um nojinho suburbano, perdoe-se-me a expressão. ..."
3
" ... Ora isto não é só lamentável por que se trata de um jornalista que foi algo rebelde ao tempo em que Portugal inteiro era uma aldeia, mas porque reflecte um carácter, uma maneira de ser sabuja típicamente portuguesa, um querer agradar aqueles que supostamente têm poder, influência ou mera visibilidade pública ..."
4
"...Se fizermos um estudo na blogosfera nacional - rigoroso, isento, sério e quantificado - para aferir este tipo de relações humanas de favor, de pura corrupção das almas, de linkar para simplesmente agradar e/ou subir na tal escala da faminha mediática e parolamente instituída iria, certamente, revelar estatísticamente aquilo que sinaliza aqui a nossa profunda convicção, tomando por referência este comezinho exemplo, mas que é sintomático de uma doença maior: a bajulação e a idolatria, a gula e a avareza na própria blogosfera portuguesa. É lamentável afirmar aquilo que constato quase diáriamente, perante dezenas, centenas e milhares de incoerências editoriais entre inúmeros bloggers. ..."
5
"...Meus amigos, imensas são as formas de corrupção das almas a que hoje qualquer homem ou mulher de bem está sujeito. A bajulação e a idolatria é apenas mais uma modalidade corruptiva que hoje se pôs em campo para poluir a blogosfera séria. ..."

segunda-feira, setembro 4

Momento de alta cultura e de múltiplos significados

Futuros



Há um pré-requisito para gerir a 2ª metade da nossa vida: temos de o ter começado a fazer antes de lá chegarmos.
  • Peter Drucker

domingo, setembro 3

Questões e perplexidades da Quinta da Atalaia


Desejaríamos deixar umas questõesinhas alí ao Macroscópio que julga que sabe sempre tudo. Cá vão vão. Diga lá, no seu entender, porque razão o Miguel Sousa Tavares, como seria mais natural, não foi à festa do Avante do PCP na Quinta da Atalaia? E, por sua vez, um direitóide como o Marcelo por lá acentou arraiais...

Espero que não nos diga que é pelo facto de o Miguel ir a caminho do Sul...