terça-feira, fevereiro 6

Acerca da Internet, seus perigos e riscos


Para quem tem filhos é essencial está informado e saber manipular os software na Net e assim ajudar a prevenir situações que podem representar perigos para todos, especialmente para as crianças., os mais desprotegidos e vulneráveis.


"[...] Isto significa que nem sempre os utilizadores conseguem coordenar o ritmo de desenvolvimento tecnológico dos dispositvos com um padrão de relação social sustentável que evite clivagens ou fracturas na sociedade e entre gerações. Mais uma vez os jovens de hoje conhecem desafios diferentes dos nossos ou do dos nossos pais, em que as tecnologias eram diferentes e os ritmos de comunicação menos fluídos, o que não significa necessáriamente que agora as pessoas sejam mais felizes.





Com isto procuro significar o seguinte: o impacto da C & T é hoje enorme no modo como vivemos, ele é até determinado por factores económicos, embora não se limite a essa esfera. Já que os seus efeitos influenciam directamente a nossas percepções, maneiras de ver o mundo, construir as imagens da sociedade e da política, enfim, ajudam-nos a criar as metáforas-guia que nos orientam pela vida fora. Para o melhor e para o pior, fazendo amigos mas também encontrando pessoas com personalidade fora do molde, como diria Umberto Eco - reportando-se ao Ornitorrinco.





Mas se estes são os riscos que temos de pagar por usufruir duma tecnologia desta natureza, que é uma galáxia em permanente expansão, então direi que vale bem a pena encontrarmos algumas pessoas desequilibradas pelo caminho que, em rigor, são uns infelizes e apenas precisam de atenção, amor e carinho. É claro que aqui não incluo os piratas informáticos, o "amor e carinho" desses é bem diferente e remete-nos mais para as suas práticas fraudulentas e de roubo de dados pessoais para esbulhar dinheiro de contas bancárias de pessoas singulares e de empresas ou cometer outro tipo de crimes.





Esta é, apesar de tudo, uma viagem nova: pela dimensão e escala (planetária), pela velocidade que o transporte da informação assume (que viaja à cadência da luz), e em que tudo nos transcende ficando pouco espaço para a reflexão, pelo inesperado com que nos deparamos nesse trajecto virtual-real e por um sem número de coisas ainda de dificil apuramento, porque tudo ainda está em gestação.





O que poderei testemunhar, com a minha modesta experiência de dois anos de blogger, é que o Rizoma - deste novo gengibre relacional - dá-nos uma tremenda oportunidade de comunicação global, a tal ponto de ser através da Net que passamos a estruturar o nosso mundo, a conceber as nossas percepções, a afinar as metáforas que nos guiam nas opiniões, nas teorias, na formulação de conhecimento que, a par com a tv, a rádio e a imprensa - torna toda esta galáxia numa poderosa ferramenta de informação, comunicação e análise globais.





Com mais vantagens do que nó-górdios, sendo certo que estamos a falar também da tecnologia que revolucionou a maneira como trabalhamos, pensamos, produzimos e distribuimos o que produzimos. Afinal, toda esta galáxia é de extrema importância porque ela se reporta à forma como concebemos o mundo à nossa volta, e até já os conceitos de vida e de morte sofrem reinterpretações consoante a forma e a importância que depositamos na utilização desta mega-tecnologia.





Ela é já o caminho... O caminho da felicidade provável no melhor dos mundos possível."

Ver o resto aqui