quinta-feira, agosto 31

Dois dos melhores blogs do ciber-espaço nacional


Deixamos aqui as nossas sugestões quanto aqueles que pensamos ser dois dos melhores blogs portugueses:

O Jumento
O Macroscópio

Só depois de se consultarem ambos é que se poderá perceber a razão destas duas escolhas no dia dos blogs: o blog-day. Estas as nossas sugestões.
  • Em emergência e a reter:
- [anti-blog]
- [a grande fábrica do vento]
- Armadilha para Ursos Conformistas

Introdução à WebSemantic

Uma introdução interessante de WebSemantic:

Table Of Contents
What Is The Semantic Web?
Simple Data Modelling: Schemata
Ontologies, Inferences, and DAML
The Power Of Semantic Web Languages
Trust and Proof
Ambient Information and SEM
Evolution
Does It Work? What Semantic Web Applications Are There?
What Now? Further Reading

E agora - como é que o homem põe as máquinas a ser mais inteligentes se ele próprio passa mais de metade do seu tempo a destruir a Natureza e o seu próprio semelhante...

quarta-feira, agosto 30

Rede semântica - by Wikipédia -


Uma rede semântica é uma rede que serve para interligar significados de palavras. A ideia da Web Semantica surgiu em 2001,quando Tim Berners Lee, James Hendler e Ora Lassila publicaram um artigo na revista Scientific American, intitulado: Web Semântica: um novo formato de conteúdo para a Web que tem significado para computadores vai iniciar uma revolução de novas possibilidades.

Neste âmbito, essa rede semântica tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador.

O objectivo principal da Web semântica não é, pelo menos para já, treinar as máquinas para que se comportem como pessoas, mas sim desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de metadados, ontologias, agentes computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.

De início, como disse James Handler, a Web Semântica será formada por "ilhas de conhecimento", ou seja, nichos de conhecimento específicos para alguma aplicação mas que, através de interoperabilidade entre ontologias poderão interagir.
E por falar em interacção agradecemos ao blog Macroscópio ter-se disponibilizado para nos linkar.

Utilidade deste espaço



...É pôr em prática uma linguagem que reflicta as informações e as regras para raciocinar sobre essas mesmas informações alargando, desse modo, o sistema de representações do conhecimento a fim de compreender melhor o nosso mundo. Um mundo cada vez mais influenciado pelo que se passa na grande narrativa que é a blogosfera (e aqui) que urge conhecer e compreender, como sinaliza oportunamente o Macroscopio.

Websemantic


Este será um espaço de compreensão de múltiplos significados, de polissemias que cada vez mais é necessário descodificar nesta Big talk em que se transformou a blogosfera e o mundo. Gerir a polissemia é compreender a diferença, aplacar conflitos e contradições, ou seja, a capacidade de uma palavra assumir vários significados em razão dos diferentes contextos é um trabalho cooperativo e positivo. Mas não bastará gerir essa polissemia, já que outros significados irrompem que são exteriores ao texto e que têm um valor semântico que pode influir na compreensão do que queremos significar. Quantas vezes uma afirmação irónica - se o contexto não for préviamente dado - pode ser considerada verdadeira... Daí a importância da Websemantic - ao pôr em prática uma linguagem e uma representação do mundo que possa ler essas propriedades complexas dos objectos, das pessoas e das situações.