sábado, fevereiro 17

Coisas do tempo perdido



Eles (os futuros elitores) não seriam, segundo a minha opinião, os meus leitores, mas os leitores deles próprios, sendo o meu livro apenas uma espécie desses vidros de aumentar como os que fornecia a um comprador de instrumentos de óptica de Combray; o meu livro graças ao qual lhes fornecia o meio para lerem neles próprios. De maneira que eu não lhes pediria para me elogiarem ou para me denegrirem, mas apenas para me dizerem se as palavras que eles têm neles são justamente aquelas que escrevi.

Marcel Proust, À la recherche do temp perdu.


Via Macroscopio





A propósito da crise na Autarquia de Lisboa..

"Muito provavelmente, e a avaliar pelo silêncio comprometedor de Luís Marques Mendes, o líder do PSD deve estar à espera que ocorra um terramoto na Capital ou mesmo um Tsunami vindo do rio Tejo - onde Marcelo rebelo de Sousa costuma dar mergulhos em perído eleitoral, para tomar decisões com efeitos imediatos no tempo e no espaço. Dado o laxismo e inércia da S. Caetano à Lapa qualquer dia o tsunami cai é na própria liderança do psd, e SLopes já começou a afiar as facas. Parece que aqui segue as pisadas do seu irmão-ideológico, Paulinho das feiras, ambos querem o mesmo: derrubar as lideranças que estão e serem eles próprios os novos generais. Coitados, ainda julgam que a história se repete ou desconhecem que só muito dificilmente se pode voltar a ser feliz onde em tempo isso já sucedeu.

Mas, lá bem no fundo, compreendemos a decisão ao retardador de Mendes, a Capital trata-se do último reduto que ele tem para fazer política e colocar alguns boys & girls que no psd sazonalmente se encontram desempregados. Aliás, devemos dizer que quando a autarquia cair, o que deverá estar para breve, o ministro do Trabalho Vieira da Silva - que se cuide, porque o desemprego irá bater nos dois dígitos em Portugal, a avaliar pelo números de cunhas que Carmona meteu na Câmara a pedido do Preto (que é a sua especialidade, cunhas..) e de MMendes.

Por último, fica-se sem saber se a decisão de retirar a confiança política ao sr. Fontão, que é uma verdadeira nulidade política e banalidade intelectual, teve origem na cebecinha de Mendes ou se foi orientação de Paula Teixeira da Cruz. Inclino-me mais para este opção... "