quarta-feira, agosto 30

Rede semântica - by Wikipédia -


Uma rede semântica é uma rede que serve para interligar significados de palavras. A ideia da Web Semantica surgiu em 2001,quando Tim Berners Lee, James Hendler e Ora Lassila publicaram um artigo na revista Scientific American, intitulado: Web Semântica: um novo formato de conteúdo para a Web que tem significado para computadores vai iniciar uma revolução de novas possibilidades.

Neste âmbito, essa rede semântica tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador.

O objectivo principal da Web semântica não é, pelo menos para já, treinar as máquinas para que se comportem como pessoas, mas sim desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de metadados, ontologias, agentes computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.

De início, como disse James Handler, a Web Semântica será formada por "ilhas de conhecimento", ou seja, nichos de conhecimento específicos para alguma aplicação mas que, através de interoperabilidade entre ontologias poderão interagir.
E por falar em interacção agradecemos ao blog Macroscópio ter-se disponibilizado para nos linkar.